Apple versus Apple

"Julgamento começa hoje em Londres

A Apple, editora dos Beatles, processou a Apple

A editora discográfica Apple processou a empresa informática Apple e o julgamento começa hoje em Londres. A razão é antiga e tem a ver com o logótipo das duas empresas, que é muito semelhante: uma maçã. A editora tem como símbolo uma maçã inteira, enquanto a maçã da outra Apple tem uma ligeira dentada de lado.

A editora discográfica, responsável pelo espólio musical dos Beatles, fundada em 1968 e gerida por Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono (viúva de John Lennon) e pelos herdeiros de George Harrison, acusa a empresa informática, que concebeu o iPod, de ter quebrado o acordo estabelecido entre ambas em 1991, em que as duas concordaram em não interferir no campo de acção uma da outra. Na altura, a Apple, criada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976, não imaginava sequer entrar no negócio da música, mas em 2003 tudo mudou com o aparecimento da venda de música on-line através da sua loja iTunes, onde, todos os dias, cerca de três milhões de músicas são compradas - menos as canções dos Beatles, que não estão disponíveis.

Segundo a empresa informática, as duas companhias têm agora "opiniões diferentes sobre este acordo e é necessário pedir a um tribunal que resolva a questão". A Apple, dos Beatles, exige uma indemnização."

in Público Online

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve