Eclipse solar total (apenas parcial em Portugal)

"Parcial
Eclipse do Sol pode ser visto em Portugal a partir das 11h02
(29.03.2006 - 09h11, Lusa)

A Lua vai hoje cobrir totalmente o Sol, deixando na escuridão completa algumas zonas da América do Sul, de África e da Ásia. Em Portugal o fenómeno apenas poderá ser visto parcialmente.

O eclipse tem início às 11h02, quando a Lua Nova se começar a colocar entre a Terra e o Sol, mas só será total em algumas regiões do globo, onde a noite regressará durante quatro minutos a partir do momento em que a Lua cobrir os raios solares.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), "a faixa da totalidade começa no Brasil, cruza o Atlântico, atravessa o continente africano pela Nigéria, Sudão e Líbia, continuará correndo pelo Mediterrâneo, Turquia (onde se observará o máximo do eclipse), Rússia, indo terminar na Mongólia Ocidental".

De forma parcial poderá ser visto em dois terços de África (exceptuando o Sul), na metade oriental do Oceano Atlântico, na Europa e na parte ocidental da Ásia (exceptuando a Índia).

Em Portugal o fenómeno celestial será parcialmente visível, com um máximo de 30 por cento do Sol tapado pela Lua.

De acordo com o OAL, a percentagem do disco solar tapado pela Lua no máximo do eclipse andará entre os 5,9 por cento em Ponta Delgada (mínimo) e os 22, 9 por cento em Faro (máximo).

Em Lisboa a Lua cobrirá 19,3 por cento do Sol enquanto que no Porto o fenómeno não ultrapassará os 17,3 por cento.

A Internet vai pôr a observação do eclipse ao alcance de qualquer pessoa, uma vez que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) transmitirá em directo o fenómeno celestial no seu site."

in Público Online



"Eclipse solar parcial visível hoje de manhã

O Sol hoje ficará encoberto pela Lua, entre as 10 e as 12 horas. Em Portugal, o eclipse solar será apenas parcial, e o Sol ficará obscurecido, no máximo, cerca de 22%.

No Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, onde será possível assistir ao eclipse total, através de uma transmissão que será feita a partir da Turquia, com a colaboração da NASA, serão também disponibilizados meios para assistir a este fenómeno astronómico com segurança.

A observação solar sem um filtro apropriado causa graves lesões oculares e em casos extremos a cegueira. Uma forma de observar um eclipse com segurança é através de uns óculos próprios, que podem ser adquiridos em farmácias ou ópticas.

Os próximos eclipses visíveis em Portugal serão no dia 7 de Setembro deste ano e 3 de Março de 2007, da Lua. Do Sol, o próximo será a 12 de Agosto deste ano, depois só a 3 de Novembro de 2013. Dois anos depois será visível um outro a 20 de Março, outro a 10 de Junho de 2021, e em 2025 a 29 de Março. Todos eles parciais."

in Jornal de Notícias Online



A ver ainda:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve