Portugal e as 7 maravilhas

A aproveitar a ideia das Sete Maravilhas do Mundo Moderno (e o facto de nenhuma entre todas as que foram a votação ser portuguesa), está a decorrer a votação para as Sete Maravilhas de Portugal.
Ok, temos muitas mais, mas aqui ficam as que escolhi dentre as sete finalistas. :)

| Convento e Basílica de Mafra
.: (aka Real Convento de Mafra ou Palácio Convento de Mafra) É um dos mais importantes monumentos - talvez o mais importante - do Barroco Português. Foi construído no século XVIII. Possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas. :.

| Igreja e Torre dos Clérigos
.: Projectada por Nicolau Nasoni e construída na primeira metade do século XVIII, é a marca mais emblemática do Barroco na cidade do Porto. É a obra mais relevante de Nasoni, cujos restos mortais repousam no seu interior. :.

| Mosteiro da Batalha
.: Construído no século XIV a mando de D. João I, é o edifício português mais representante da Dinastia de Avis. Marca a vitória dos Portugueses na Batalha de Aljubarrota (1385).
O projecto inicial foi alterado e a construição foi dotada de um cariz gótico inabalável no nosso país. Dele fazem parte várias capelas, incluindo as Capelas Imperfeitas, que estiveram em construção até ao século XVI. :.

| Mosteiro de Alcobaça
.: Construído a partir do século XII, este Mosteiro funcionou como uma Abadia de Cister. É a primeira e a maior obra dos princípios do Gótico português. Porém, inclui uma sacristia do estilo Manuelino, assim como salas do estilo Neo-gótico.
No transepto da Igreja, encontram-se os túmulo de D. Pedro e de D. Inês. :.

| Palácio Nacional da Pena
.: Ícone do Romantismo português, sito em Sintra. tem um claustro Manuelino e algumas partes da Capela são do estilo Renascentista.
De notar que Sintra é riquíssima em termos de monumentos históricos. :.

| Ruínas de Conímbriga
.: Um dos muitos marcos da presença romana em Portugal. Foi habitada, estima-se, entre os séculos IX aC e VI dC.
Através das ruínas, é possível estudar a vida das populações que habitaram a cidade, ficando-se a conhecer mais sobre a civilização Romana e sobre a sua ocupação em Portugal. :.

| Templo Romano de Évora
.: (aka Templo de Diana) Ex-líbris de Évora, julga-se que date do século II. Construção de estilo coríntio, como se pode ver pelas suas colunas - têm 9 a 11 vezes de altura a medida do diâmetro da base e os capiteís são muito adornados. :.



Nota: Espanta-me ainda não existir aquele URL. xD

Comentários

Anónimo disse…
Acropolis



Angkor



Christ Redeemer



Kremlin / St. Basil


Machu Picchu



Pyramids of Giza



Taj Mahal
Anónimo disse…
clerigos, batalha, pena, diana
alcobaça,mafra
conimbriga
aldasilva disse…
Obrigada pela sua preferência. ;)

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve