Apple e Microsoft duelam pela 'casa digital' do futuro

As gigantes rivais do mundo da tecnologia, Microsoft e Apple, vão mostrar suas visões do futuro digital em dois eventos diferentes nos próximos dias.

No domingo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, vai inaugurar a feira de tecnologias Consumer Eletronics Show (CES), com uma palestra sobre o papel da sua empresa no futuro do mundo interligado. A casa digital e a chegada da era de alta definição serão os principais temas da CES, de acordo com especialistas.Na terça-feira, em São Francisco, o diretor da Apple, Steve Jobs, vai falar aos fãs da marca.

Duelo

Aparelhos que transportam conteúdos digitais pela casa – de computador para computador, ou para TV, hi-fi e outros produtos – já estão disponíveis há alguns anos, mas a batalha pela sala de estar digital ainda está sendo travada. Empresas como a Netgear, D-Link, HP e Intel devem mostrar novos produtos na CES que facilitarão a montagem de uma casa digital e a troca de arquivos como filmes e músicas. Essas empresas aliaram-se à visão da Microsoft de conectividade. A multinacional tem feito parcerias em diversas partes do mundo para levar conteúdo de vídeo pela internet e para usar uma plataforma para compartilhamento de conteúdo com o novo sistema operacional da Microsoft, o Vista.

"Essa deve ser a despedida de Bill Gates da CES. Espero uma boa dose de nostalgia nessa noite”, afirma o especialista Michael Gartenberg, diretor da consultoria em tecnologia Jupiter. “A Apple não estará presente, mas vai projectar uma enorme sombra na feira.” (...)

Espera-se que a Apple revele novos detalhes da sua tecnologia iTV, que compartilha vídeo e outros conteúdos digitais pela casa. “A casa interconectada é uma tecnologia muito complicada – é preciso uma infra-estrutura de rede no lugar certo, de aparelhos que se possam ligar nessa estrutura e de conteúdo”, afirma o especialista em tecnologias, Sean Wargo.

DVD de última geração

Mais de 140 mil pessoas devem comparecer à CES. “Haverá muitas novidades sobre a casa digital, especialmente para pessoas com problemas para formar e administrar grandes acervos de vídeo, música e fotos”, afirma Gartenberg. Uma das novidades da feira deve ser o DVD de última geração. Duas tecnologias incompatíveis de alta definição rivalizam na feira: o Blu-ray, da Sony, e o HD-DVD, defendido pela Toshiba e pela Microsoft. (...)

Outra novidade importante na feira, este ano, é o impacto da televisão de alta definição no mercado. “Televisão de alta definição lidera o crescimento da indústria agora. Nos Estados Unidos decorre um enorme ciclo de actualização tecnológica”, afirma Wargo, um dos organizadores da CES. (...)

O embate do ano passado entre Yahoo e Google também deve estar presente na edição da CES de 2007. (...) Empresas de conteúdo, como as americanas Disney e CBS, também farão palestras na feira.


Fonte: BBC Online

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve