Vacas produzem leite com insulina humana

Quatro vacas transgénicas capazes de produzir leite com insulina, utilizada no tratamento da diabetes, nasceram na Argentina, anunciou hoje a Biosidus, empresa especializada em biotecnologia, que deu origem a este projecto.

As quatro vacas têm no seu património genético o gene da insulina humana, indicou em conferência de imprensa Andrés Bercovivh, responsável pelo desenvolvimento tecnológico em laboratório.

A produção de insulina a partir do leite de vaca permite reduzir em “não menos de 30 por cento” o seu custo de fabricação, afirmou aos jornalistas Marcelo Criscuolo, director da Biosidus.

A Argentina tem cerca de 1,5 milhões de diabéticos sendo que 300 mil necessitam indispensavelmente de insulina. No mundo cerca de 200 milhões de pessoas sofrem da doença, referem os responsáveis. A empresa pensa criar nos próximos três anos, um touro transgénico, com o mesmo património genético, de forma a perpetuar a raça.

A União Europeia (UE) já aprovou a produção de insulina a partir do leite de cabra mas é a primeira vez que se produz esta hormona em leite de vaca.


Fonte: Público Online (AFP)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve