Dia Internacional de Histórias de Vida

Listen! - Escuche! - Escute! - Écoute!


Escrevemos em nome da Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e do Center for Digital Storytelling (EUA) para convidar você e/ou sua organização para apoiar o Dia Internacional de Histórias de Vida, que acontecerá no próximo dia 16 de maio de 2008. O dia será uma oportunidade para que pessoas de todo o mundo se encontrem em locais públicos, praças, salas de aula, teatros ou até mesmo em ambientes virtuais para compartilhar suas histórias uns com os outros.

Fazemos parte de um movimento internacional de pessoas e organizações que acreditam que ouvir, coletar e compartilhar histórias de vida, são parte de um processo crítico para democratização da cultura e promoção da transformação social. Queremos que este dia seja especialmente dedicado à celebração e à promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida, que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e na sociedade como um todo. Escrevemos-lhe porque sentimos que você e sua organização também compartilham deste compromisso.

Encorajamos a sua participação no Dia Internacional de Histórias de Vida de diversas formas, por meio da promoção ou presença em eventos, como os citados abaixo:• Círculos de histórias em locais públicos, escolas, casas, centros comunitários, ambientes virtuais etc.;

• Espaços abertos para performances diversas de contação de histórias;
• Exposições de histórias de vida em locais públicos utilizando os mais diversos formatos (fotografias, textos, vídeos, áudios, etc.);
• Eventos homenageando contadores de histórias locais, mestres da cultura popular, griôs, além de organizações e projetos de memória e histórias de vida;
• Promoção de eventos diversos abertos ao público que tenham como base o compartilhamento de histórias de vida;
• Reuniões virtuais simultâneas para promoção de trocas de histórias de vida;
• Difusão de histórias de vida e de documentários sobre histórias orais e temas relacionados nos mais diversos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão etc.;

Para facilitar este processo, a Rede Internacional de Museus da Pessoa e o Center for Digital Storytelling atuarão como secretaria executiva responsável por reunir todos os eventos que serão promovidos no dia e também durante o final de semana (17 e 18 de maio) em um em calendário mundial de atividades. Este calendário, junto a lista de organizações participantes, serão divulgados em um website criado especialmente para o Dia Internacional de Histórias de Vida.

Seu apoio pessoal e/ou de sua organização será muito importante para fortalecer nossos esforços na promoção do Dia Internacional de Histórias de Vida nos próximos meses e construir mais alianças e apoios. Seria interessante que você começasse a pensar como você e sua organização poderiam participar deste dia, no entanto, seu compromisso em participar do dia realizando alguma atividade específica ainda não é necessário. Se você quiser apoiar esta idéia, por favor, escreva para internacional@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é uma rede internacional de museus virtuais de histórias de vida, localizados no Brasil, Canadá, Portugal e EUA Sua missão é contribuir para que a história de vida de cada pessoa seja valorizada pela sociedade.

Center for Digital Storytelling

O Center for Digital Storytelling é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha auxiliando pessoas a contarem histórias significativas de suas vidas usando mídias digitais. Com sede em Berkeley, na Califórnia, desenvolve projetos e realiza pesquisas em comunidades, escolas e empresas, utilizando a metodologia e os princípios do Workshop de Histórias Digitais – Digital Storytelling.


Para conhecer as organizações e pessoas que já apóiam o Dia Internacional de Histórias de Vida, clique aqui em Endorsements. Se você tem dúvidas, comentários ou quer declarar seu apoio ao Dia Internacional de Histórias de Vida, preencha o formulário em Contact ou escreva diretamente para internacional@museudapessoa.net.

http://ausculti.org/portugues.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve