Mentalidades

Gostava de perceber porque é que, no nosso país, as pessoas achem estranho que um colega de trabalho leve o almoço de casa e que não vá ao café ou ao restaurante. Olham o colega de soslaio, de lado, comentam, perguntam e continuam a achar estranho.
É-me incómodo levar com olhares assim, apesar de não me demover a levar a minha refeição. Além do mais, o que quer que leve tem que ser passível se me agradar a uma temperatura relativamente baixa, porque não há microondas nem qualquer outro tipo de electrodoméstico na empresa onde trabalho. Nem nos sítios onde trabalhei antes havia.

Porém, em outros países europeus (para não ir muito longe), como a nossa vizinha Espanha (mais perto seria complicado), é comum levar-se o almoço de casa e aquece-lo no local de trabalho. É comum haver um pequeno espaço para os trabalhadores descansarem e disfrutarem da sua refeição, assim como é natural que hajam pequenos electrodomésticos (microondas, chaleira eléctrica, máquina de café e às vezes até um pequeno frigorífico).
É extremamente normal que alguém saia do seu emprego para almoçar e vá para um jardim, estando bom tempo, e se sente na relva ou num banco a comer a sua sande ou salada (ou qualquer tipo de prato), relaxadamente.

Cá, é simplesmente estranho. Já ouvi chamarem várias coisas a isto, desde "coisa de pobre", "ser anti-social", "não gostar dos colegas", "ser avarento", mas posso garantir que não é nenhuma delas. Acuso quem categorizar este hábito como uma das coisas que referi de ser alguém de espírito fechado e de horizontes curtos.

É simplesmente normal.

Comentários

Miguel disse…
Mentira! Na FEUP há microondas :P

Por acaso aqui na empresa ainda não há microondas, mas já os tenho chateado bastantes vezes por causa disso. Não tarda aparece aí um.

Temos apenas chaleira e brevemente vamos ter a máquina de café. Mas o microondas dava imenso jeito, porque primeiro era dinheiro que metia ao bolso, e depois obrigava-me a cozinhar mais vezes :P
aldasilva disse…
Na FEUP tinha chaleira :P

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve