O Camafeu

camafeu (s. m.)
1. Pedra fina com duas camadas, diferentes na cor, uma das quais leva gravado um desenho em relevo.
2. [Informal] Cara muito feia.
3. [Antigo] Selo dos reis de Portugal.
4. Efígie dos reis nas moedas.

Neste caso, não se trata de um pendente, nem muito menos de alguém menos belo, mas antes de um restaurante muito agradável na Baixa Portuense.
O Camafeu, sito na Praça Carlos Alberto, está escondido num 1º andar de um prédio histórico. Para os mais desnorteados, fica ao lado do café Luso.

Temos que tocar à campaínha na rua para entrar. Somos acompanhados até um espaço acolhedor, recatado e intimista, cuja decoração romântica não cai nos exageros rocócós de outros tempos. Aqui, podemos almoçar ou jantar entre terça e sábado (ao sábado, apenas servem jantares), sempre com a certeza de um bom serviço, quer no pessoal, quer na refeição.

Jantámos no Camafeu em Março passado e apaixonamo-nos pelo local. Apetecia prolongar ainda mais o jantar, para que durasse a noite toda, de tão confortável que nos sentimos. Passemos à refeição, bem confeccionada - surpreendeu-nos todo o carinho, tão fácil de perceber!

Para entradas, cogumelos gratinados e queijo fundido com framboesas: uma delícia! Os cogumelos (frescos) estavam no ponto certo e a combinação de queijo com framboesas é simplesmente inteligente.

Cogumelos

Queijo com framboesas


Começámos a refeição com calma e deliciamo-nos com as entradas.
Pratos principais: porco preto com puré e legumes e peito de frango recheado com alheira e coberto com molho de maçã - ambos deliciosos. Volto a mencionar que as primeiras 5 estrelas vão para o carinho no atendimento e na confecção. Sem isso, seria apenas mais um restaurante com boa comida!
Terminámos com um gelado de chá verde, fresco e a calhar, para deixar o estômago bem reconfortado.

Por toda a refeição (aqui faltam os cafés e as bebidas, claro...), pagámos cerca de 50 euros, se bem me recordo. Um preço aceitável para um jantar memorável.


Fica também a sugestão para o almoço, com preços económicos e igualmente deliciosos (de terça a sábado), aproveitando-se também a vista para a Praça Carlos Alberto num dia solarengo de Primavera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Another message from The Listserve