Resultados de pesquisa

Wallpaper fun

|


Esta é a imagem que tenho como wallpaper no trabalho. Alguns factos curiosos acerca dela:

  1. É uma nebulosa estelar cujo nome facilmente adivinham. Se pensaram "Cabeça de cavalo" acertaram em cheio. A forma característica é difícil de não reparar.
  2. Está a uns míseros 1500 anos-luz de distância de nós... Qualquer coisa como 14 181 382 433 000 000 quilómetros! Por extenso é qualquer coisa assim: Catorze mil cento e oitenta e um biliões trezentos e oitenta e dois mil quatrocentos e trinta e três milhões de quilómetros. Coisa pouca...
  3. Ao contrário do que possam pensar a nebulosa em si não é a parte colorida, é a parte escura da "cabeça" do cavalo. Se não fosse a amiguinha atrás não a conseguíamos ver.
  4. A "zona" onde se encontra esta nebulosa é uma autêntica maternidade de estrelas por isso alguns dos pontos brilhantes que se vêem perto do "pescoço" do cavalo são possivelmente estrelas ainda em fase de formação. Isto fá-las ser bem mais antigas logo bem mais distantes. Assim, estão a ver aquele número que eu pus acima? Multipliquem-o vários milhões de vezes e é capaz de ser mais ou menos a essa distância a que estão. Não dá mesmo para meter na cabeça tais valores.

Bem, mas quem não estiver muito interessado nestes pormenores voltem a olhar para a imagem... Lindo não?!

0 weedeias: